Com tecnologia do Blogger.

Contacta-nos Aqui

Nome

Email *

Mensagem *

Breaking News

Ladeezy - T_I_ez# (Ft Eddy Bios & Rocka Ngz) Better Sons

Popular

Comments

Travel

Better Sons - O seu espaço musical!

Fashion

Origem e Evolução do Rap «Narrado por Braulio Santiago»


« Origem e Evolução do Rap »

Rap é um discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do século XX entre as comunidades negras dos Estados Unidos. É um dos cinco pilares fundamentais da cultura hip hop, de modo que se chame metonimicamente (e de forma imprecisa) Hip-Hop.
Pode ser interpretado por uma a capella bem como com um som musical de fundo, chamado beatbox. Os cantores de rap são conhecidos como rappers ou MCs, abreviatura para mestre de cerimônias.

Surgimento e Evolução do Rap

Rap surgiu na Jamaica, nas década de 1960 quando foram criados os sistemas de som, que eram colocados nas ruas dos bairros periféricos jamaicanos para animar bailes. Esses bailes serviam de fundo para o discurso dos toasters, autênticos mestres de cerimônia que comentavam, nas suas intervenções, assuntos como a violência das favelas de Kingston e a situação política da Ilha. No início da década de 1970 muitos jovens jamaicanos foram obrigados a emigrar para os Estados Unidos, devido a uma crise econômica e social que se abateu sobre a ilha. O DJ jamaicano Kool Herc, introduziu em Nova Iorque a tradição dos sistemas de som e do canto falado e foi se espalhando e popularizando entre as classes mais pobres até chegar a atingir a alta sociedade.
O primeiro disco de rap que se tem notícia, foi registrado em vinil e dirigido ao grande mercado por volta de 1978, contendo a célebre King Tim III da banda Fatback. O rap, no seu surgimento era um ritmo mais comum entre pessoas de classe social mais baixa e que, com o tempo, invadiu o mercado de todos os grupos sociais sendo um dos estilos musicais que mais vendeu no mercado popular dos anos 1990 até o início da década de 2000.

O rap, pode ser considerado derivada do funk, ou o jazz, músicas afro-americanas que apresentam elementos semelhantes. Outro ritmo ao qual o rap é deriva é o toast, que consiste em versar sobre uma versão instrumental ou de uma versão dub de alguma canção reggae, sempre no ritmo da batida, isto é, na Jamaica. Nos Estados Unidos, a base de Reggae foi substituída por uma batida tirada do funk, através da utilização de dois discos idênticos dos quais era aproveitada apenas a parte instrumental da música, chamada break.

Inicialmente, os temas das letras giravam em torno de assuntos como festa e diversão, que aos poucos foram substituídos por outros temas como as desigualdades sociais e o combate ao racismo. vinte anos depois, se tornou um dos estilos musicais mais popular em todo o mundo, sendo muito difundido principalmente nos EUA, na França, no Japão e no Brasil.

Elementos Principais e Estilos dentro do Rap

Freestyle

Modo de cantar o rap de forma improvisada. Colocando versos feitos na hora, baseados nos versos dos seus adversários. Geralmente os MC's participam de rachas, disputas de free style onde um tenta ser melhor do que o outro.

Flow
Flow é definido como ritmos e rimas de letras de uma música do hip-hop e de como elas interagem.

Gangster Rap

O grupo que fez o Gangsta Rap se tornar conhecido foi o N.W.A, formado pelo finado Eazy-E, por Dr. Dre, Ice Cube, Mc Ren e Dj Yella, eles falavam sobre a brutalidade da policia, sobre os problemas que afetam as comunidades, as rixas que acontecem no gueto, e sobre o tráfico, que é o comércio mais ativo na maioria das periferias, e como nos EUA os Bloods & Crips haviam se espalhado como uma epidemia, e as letras se baseiam em membros de gangues, assim se deu o nome a esse estilo de rimar de Gangsta Rap.

O Gangster Rap surgiu nos Estados Unidos no meio dos anos 1980 com o Ice-T (e outros) como LL Cool J. Com letras duras e violentas, o gangsta rap logo ganhou espaço na mídia. Entre os maiores cantores e grupos de gangster rap destacam-se 2pac, N.W.A., Compton's Most Wanted, Snoop Doggy Dogg entre outros, que entre as suas rimas falavam das desigualdades e do racismo, além do ódio que sentiam uns pelos outros. Desde então o mundo do gangsta rap evoluiu muito e hoje em dia os rappers podem falar e fazer músicas falando de tudo, ou seja, poucos ainda valorizam as raízes culturais. Um dos mais ferrenhos críticos do Gangsta Rap é o diretor cinematográfico Spike Lee, que acusou o estilo de incentivar a ignorância dos afro-americanos. Um grupo que se destacou quando o gangsta rap estava surgindo foi o N.W.A. O grupo se tornou notório pelas suas letras pesadas, que resultou no FBI enviando uma carta de aviso para a Ruthless Record, sugerindo que o grupo tomasse mais cuidado com o que dizia.

O gangsta Rap é mau visto aos olhos da sociedade, é considerado condenável pois afirma-se que incita a violência e propaga a ignorancia entre os jovens, mas a realidade é que a sociedade prefere condenar ao permitir que verdades sejam ditas e mostradas

Pop Rap ou Rap Comercial.

Pop Rap é o nome dado á junção do rap com a música pop. No pop rap os elementos do hip hop são deixados de lado dando lugar a um som mais melódico sem a profundidade nas letras e nem a agressividade dos outros estilos de rap.
No Pop Rap o mais importante é o refrão o pop rap é a versão mais comercial do rap, pois fala de temas que as pessoas querem ouvir (Dimheiro, drogas e sexo) músicas dançantes. Um dos primeiros mc's a fazer sucesso com o pop rap foi Mc Hammer que ficou mundialmente famoso com o single kant touch This.

Rap Underground

O Rap Underground é tambem conhecido como Rap alternativo é um estilo em que os mc's focam as suas letras nos problemas da sociedade as desigualdades sociais a violência as necessidades das comunidades carentes, e tambem da vida em geral. É também o estilo mais original pois cada Mc mostra uma postura única o que o diferência totalmente do Pop rap.

O Rap underground é o estilo menos comercial dentro do Rap, pois dentro do estilo a menssagem e a verdade das letras é o principal foco. Underground é o estilo de rap mais revolucionário pois mostra ás pessoas o que deve ser mudado e mostra-lhes o caminho para essa mudança. Os que mantêm o espirito underground, fazem rimas sem mostrar a cara, procuram apenas o reconhecimento do talento e não de um corpo, isto é o espírito underground.

O movimento Underground é o que tem mais força em portugal conta com Mcs como Valete, Adamastor, Bonús, Lancelot entre outros

Qual a diferença entre Rap e Hip Hop? 

O Rap é uma parte do Hip Hop! 
Rap é a música! O que existe é uma diferença entre Rap e R&B (Rythim and Blues). O Rap é mais ligado a protesto e o R&B é o lado romântico da música no Hip Hop. 

Já o Hip Hop é maior, engloba além do Rap que é a música, o Grafite, que é a pintura de rua e o MC, responsável pela poesia, pela rima, pela beleza em cada verso que interpreta ao falar ou cantar!
E Hip Hop não tem nada a ver com violência e ódio!

Assinado Por: Braulio Santiago
Portal: Better Sons
←  Anterior Proxima  → Inicio

Visita-nos no Facebook

Playlist Soundcloud Better Sons

Top 10 da Better Sons

Seguidores